No dia 13 de julho de 2009, Valdenir Benedetti deixou este mundo para viver entre as estrelas, talvez seu ambiente mais familiar. Porém aqui permanece imortalizado pela sua maneira de pensar e ensinar a astrologia. Muito amado por muitos, deixou uma marca indelével em seus alunos e em todos os astrólogos que com ele conviveram e que reconheceram nele um renovador da nossa arte de interpretar os céus. Como acontece a todos os que ousam transgredir, questionar e inovar, também teve lá seus desafetos, faz parte... Por sorte deixou inúmeros textos, alguns publicados outros não. Este blog foi criado para que todo o seu pensamento fosse acessível tanto aos que o conheceram quanto aos que, ao longo de seu aprendizado da Astrologia, com certeza dele ouvirão falar.



"Há pessoas que nos falam e nem escutamos, há pessoas que nos ferem e nem cicatrizes deixam, mas há pessoas que simplesmente aparecem em nossas vidase nos marcam para sempre."

Cecília Meireles







26.6.10

POSSIBILIDADES AMOROSAS DA ASTROLOGIA

E-mail enviado a alguns colegas em 2003 propondo um congresso e publicação de um livro - à maneira de Valdenir.

Está na hora da astrologia ocupar novamente seu lugar.

Seu merecido lugar.
Por isso estamos convidando a todos para participar de um novo projeto.

Aqueles que conhecem um pouco da linguagem astrológica reconhecem sua importância, não apenas historicamente – por ser um conhecimento com alguns milhares de anos – mas também pelo que ela pode trazer para a vida das pessoas: consciência de si, maior conexão com a Lei da Natureza e com o fluxo da energia universal, reconhecimento de nossos potenciais e do papel que temos a cumprir no contexto cósmico.

Em nosso primeiro contato com a astrologia - e cada um de nós que ama essa linguagem sabe exatamente o momento em que percebeu em si a ressonância que a Astrologia desencadeou dentro de si - percebemos que havia um caminho lindo a ser seguido, uma coisa muito especial que abria portas e apresentava soluções e perspectivas nunca antes imaginadas.

Quando alguém descobre em si mesmo a Luz, quando a consciência brilha e nos dá a satisfação de termos a oportunidade de sermos mais, cada vez mais plenos, surge a necessidade de compartilhar desse sentimento, de convidar mais e mais pessoas para usufruírem desse conhecimento e fazerem parte da tribo que sabe que existe algo mais na vida. E assim a astrologia vai crescendo e encontrando espíritos abertos e dispostos a leva-la adiante. Por isso Ela tem mantido sua chama acesa durante todos esses séculos, muitas vezes perseguida, outras vezes mal interpretada e usada com objetivos levianos, mas sempre presente no espírito do ser humano como uma chave para se reconectar ao universo.

Compete a nós, astrólogos e apaixonados pela Astrologia, a tarefa de nutrir essa chama, de levar adiante esse conhecimento, de compartilhar o que sabemos e aprender com os que compartilham conosco.

A idéia aceita pela maioria dos astrólogos, de que a Astrologia é “aquariana” tem duas bases pertinentes: a primeira é referente à natureza coletiva desse signo. A amizade, a união entre as pessoas, a doação generosa do conhecimento que a todos pertence, a consciência de que existe uma conexão entre todas as coisas, entre todos os seres. A segunda é que esse signo, por oposição a Leão, é o signo da busca da Luz e da busca da identidade, e essa é uma prática constante entre os que usam e divulgam a Astrologia.

Não é possível ser praticante de Astrologia e pensar pequeno, pensar apenas em si mesmo como se fosse um ser especial. A linguagem astrológica nos dá a consciência de estarmos todos no mesmo barco, ou navegando na nave Terra juntos, e se o barco naufragar ou a nave despencar, todos afundaremos juntos.

A percepção das correlações universais, entre os planetas, o homem, as borboletas ou o movimento das nuvens, também nos conduz a pensarmos “grande”, pensarmos alem de nós mesmos, reconhecermos que somos parte integrante de uma totalidade, de um grande plano, e que todos temos nossas funções e nossas tarefas, e nenhuma delas é exclusiva e visa apenas o benefício pessoal, nenhum de nossos atos deixa de produzir reflexos no mundo em que vivemos, cada gesto é uma semente da qual brotam conseqüências no ambiente. Quem pensa o contrário e quer obter apenas benefícios pessoais com o uso dessa linguagem está equivocado e não entendeu nada do que é a Astrologia ou para o que ela serve.

Precisamos considerar também o momento que a humanidade está atravessando. Uma crise sem precedentes está acontecendo. Economia do mundo detonada, crise de energia, a água está acabando, a fome está consumindo milhares de espíritos encarnados que poderiam construir muitas coisas belas, guerras e miséria sem fim.

O que podemos fazer? A Astrologia tem alguma utilidade nesse contexto crítico?

Bem, se considerarmos que cada um de nós tem o poder de semear a paz e a harmonia, se considerarmos que cada gesto nosso pode trazer conseqüências – positivas ou não – para a realidade que nos cerca, se considerarmos que a consciência de nosso papel e a execução adequada desse papel pode melhorar a qualidade de vida de cada um de nós, - conseqüentemente de todos que estão vinculados à nossa existência -, encontraremos respostas para as questões propostas. Por meio dessas considerações podemos chegar a conclusões a respeito do que podemos fazer e de como a Astrologia pode ser utilizada para melhorar o mundo no qual vivemos. Convém lembrar que a palavra “considerar” significa junto ao céu, em harmonia com o céu.

Dentro dessas considerações estamos propondo um novo trabalho, uma nova tarefa para desempenharmos em equipe, para darmos nossa colaboração à Astrologia, para expressarmos nossas idéias, nosso conhecimento e compartilharmos com as pessoas em geral. Também estamos propondo um gesto para trazermos cada vez mais gente para a tribo dos que sabem que existe um caminho e uma linguagem que possibilita uma conexão profunda com o universo e com a Lei da Natureza.

No mês de Maio de 2000 foi organizado um evento em SP para lançamento do livro “Astrologia para um novo Ser”, editado pela Editora Roca, que muitos de vocês já conhecem, e que se encontra na maioria das livrarias do país. Foi um belo congresso com a participação dos 25 autores do livro fazendo suas palestras sobre o tema que escolheram escrever.

Vinte e cinco astrólogos contribuíram e compartilharam seu conhecimento e agora temos um belo trabalho de divulgação de velhas e novas idéias sobre a astrologia.

Esse foi o quarto trabalho que coordenei e que foi realizado por um grupo de astrólogos. O primeiro foi “Astrologia Hoje, propostas e métodos”, o segundo foi “Propostas terapêuticas da Astrologia”, o seguinte foi “A interpretação do horóscopo, técnicas e estilos” (lançado durante um congresso com a presença dos autores), todos eles foram editados pela editora Hipocampo, e todos tinham 20 autores cada um, 20 astrólogos dando sua colaboração para a divulgação e o desenvolvimento da astrologia.

Agora estamos sentindo que é hora de fazer outro trabalho. De inaugurarmos um novo projeto. De convocarmos os astrólogos para compartilharem suas experiências, seu conhecimento e trabalharmos juntos em um novo livro.

O momento é adequado, pois todos nós temos observações e avaliações importantes para a crise que está invadindo o momento da humanidade.

Por acreditarmos que uma das questões mais essenciais geradoras da crise planetária e a falta de conexão amorosa entre os seres, a falta de compreensão de que só a experiência amorosa pode nos trazer de volta a harmonia, a paz e o crescimento espiritual.

O tema, que já havia sido ventilado durante o lançamento do “Astrologia para um novo ser” é, será: POSSIBILIDADES AMOROSAS DA ASTROLOGIA

E existe muito a ser escrito a respeito. Os astrólogos e aqueles todos que amam a Astrologia tem muito a dizer sobre o Amor e sua conexão com a Astrologia.

Não é apenas sinastria, mas o amor pelo cliente, o sentimento de amor que descobrimos junto com a descoberta da astrologia e muito mais.

As pessoas que estiverem interessadas em participar do projeto com seus textos, por favor, escrevam para mim.

A idéia é produzir um livro e um congresso no qual serão proferidas palestras sobre o texto publicado.

Quem aceita enfrentar esse desafio?

Quem tem algo a dizer e quer compartilhar isso com as pessoas?

Estamos abrindo espaço para todos os que amam a astrologia, profissionais e estudantes.

É claro que os textos devem estar de acordo com a proposta do livro, serem originais , acrescentar algo de diferente e especial ao universo do conhecimento astrológico.

Os melhores trabalhos são aqueles escritos com o coração, aqueles que revelam os sentimentos e a experiência vivida de cada um, sem a necessidade de expor a vida pessoal. Trabalhos interessantes também são aqueles nos quais compartilhamos de fato nosso vínculo com a humanidade, tudo isso sem perder o bom senso e sem deixar de procurar acrescentar algo ao muito que já foi dito sobre o amor.

É a forma que encontramos de participar e colaborar, de fazer com que a Astrologia mostre sua força e seu valor no resgate da tanta coisa que nos foi usurpada pela civilização, especialmente nossa conexão com o estado amoroso e com a consciência de estarmos todos comprometidos com o grande projeto cósmico, de estarmos todos juntos na mesma nave.

E la nave va....

Temos que entender que esses textos serão publicados em um livro que pode ficar muito tempo circulando por ai, levando nosso nome e nossas idéias para muitas pessoas, por isso existem algumas regras para que o trabalho fique coerente.

Uma das regras é quanto ao tamanho do texto que deve ter cerca de 10 paginas em arquivo do Word (.doc). Aproximadamente 300 linhas. A tolerância para o tamanho do texto, tanto para mais quanto para menos, é de 10%, para que haja uma uniformidade no livro.

Os textos serão certamente revisados e analisados pela editora e aqueles que não estiverem de acordo com a proposta serão devolvidos para serem reescritos, isso se tiverem sido enviados a tempo. Caso haja um número muito grande de contribuições, uma parte delas poderá ser reservada para um segundo volume com novos trabalhos.

O prazo final e definitivo para entrega dos textos será o dia 31 de agosto de 2001. No dia 1° de Setembro nenhum texto será mais aceito. Quem quiser ter a oportunidade de corrigir ou modificar o texto, caso os editores responsáveis sugiram isso, deverá entregar antes desse prazo.

Os autores receberão 10% da tiragem da obra em livros, divididos pelo número de autores.

A qualidade do conjunto da obra estará sempre acima dos interesses pessoais, e isso deve estar bem claro na mente de todos nós.

Está incluído no projeto do livro um congresso a ser realizado no final de Janeiro de 2002, por ocasião do ingresso do Sol em Áries, no qual todos os autores terão a oportunidade de apresentar em público o conteúdo de seus textos.

É uma grande oportunidade para todos nós de, alem de contribuirmos com o conhecimento da Astrologia, reforçarmos nossa imagem junto ao público e darmos nossa contribuição para a compreensão do mundo no qual vivemos. É também uma grande responsabilidade, é sempre bom mantermos isso em mente.

Um imenso abraço para todos.Valdenir Benedetti

Lua Cheia no signo de Gemeos, luminosa, refletindo no mar... refletindo em mim...

O medo do "apagão", o medo da escuridão que está se evidenciando entre as pessoas talvez esteja além do receio de ficar sem luz elétrica. Pode ser que esse medo seja tambem o medo de se confrontar com as sombras, todas as sombras, aquelas que podem surgir de dentro de nós e aquelas que alimentam as ilusões sociais e que obscurecem a nossa percepção da verdadeira Realidade.

Podemos fazer algo? Podemos enfrentar essa sombras de alguma maneira? Talvez...creio que dispomos de um código, uma linguagem, uma senha que nos ajudará no confronto com as sombras: a Astrologia.

A Astrologia é um caminho iluminado. Permite compreender os movimentos da Natureza e nossa relação com Ela, permite o reconhecimento das rupturas e desconexões às quais fomos submetidos através do tempo, possibilita o resgate do ritmo e da sintonia com as leis naturais, orienta nosso movimento pessoal para que se harmonize com o movimento do universo.

Fico pensando se entrar em harmonia com a Lei que tudo rege não será um ato de amor, pois parece que a Lei que faz com que o mundo se mova, que faz com que todas as coisas existam é um gesto do amor Divino. Quero acreditar e acredito mesmo nisso.

Nós, que estudamos astrologia, temos ao nosso dispor essa linguagem e, portanto, temos o código que permite nos conectarmos ao Amor universal. Pelo menos estamos caminhando nessa direção. Talvez seja o trabalho de uma ou muitas vidas, mas estamos caminhando, e a luz está chegando.

Muitas vezes nos queixamos de solidão, de falta de amor, de ausencia de afeto. Será que o que falta não é na verdade uma conexão consciênte com o Amor Divino? Estarei sendo muito esotérico? Acredito que, enquanto não fizermos de fato esse contato, essa conexão que perdemos desde a infância com um estado amoroso imenso, muito maior que nossos desejos e carencias, muito mais inteiro que nossa vaidade e nossas necessidades primárias, enfim, enquanto não estabelecermos contato com o fluxo do amor universal, nossos relacionamentos no plano humano serão insatisfatórios e incompletos.

Conectar-se e nutrir-se do amor universal é talvez uma utopia, mas se não buscarmos a utopia, se não ousarmos seguir em direção ao desconhecido, o que nos resta? A eterna repetição dos mesmos erros, o apego, a insegurança, o medo do abandono e o sentimento de que já fomos abandonados e que nos leva a nos agarrarmos à ilusão de poder que nos é oferecida pela sociedade.

Tornamo-nos possessivos e controladores. Queremos possuir aquilo que amamos e queremos controlar aquilo que amamos. Porque será? Gastamos uma energia imensa nessa tarefa de possuir e controlar e deixamos de usar essa energia com a felicidade e o prazer. Deixamos de criar e produzir coisas boas e bonitas por nos focalizarmos na angustia que vem do medo de perder o controle do que imaginamos amar.

Não existe essa angustia na natureza, não existe necessidade de controle "amoroso" entre os animais e os povos não contaminados pela civilização. Não existe a insegurança e o ciúme naqueles que ainda (ou já) estão conectados com o fluxo da energia universal. Isso é o que se pode observar. Mas talvez eu esteja enganado... quem sabe?

Será que a Astrologia pode nos libertar desse contrato com o medo? Será que a linguagem astrológica oferece algum caminho para que nós possamos amar sem medo e quem sabe, viver um relacionamento sem necessidade de controle, apenas permitindo que o amor universal flua entre nós?

Estou procurando essas respostas. Muito me interessam porque eu realmente quero me libertar desse "acordo" milenar que diz que devemos sofrer e que o amor é uma das fontes desse sofrimento.

É por isso que estou chamando a todos que estão acessando a linguagem astrológica para que façamos um trabalho juntos. Um livro no qual possamos expressar nossos sentimentos, expor nossas idéias, apresentar a possibilidade que reconhecemos através da Astrologia para que cada vez mais pessoas se conectem ao estado amoroso que o universo nos oferece. Quanto mais pessoas permitindo que o Amor flua, mais limpo será o ar que respiramos, mais presente a energia amorosa no planeta, mais fácil para cada um conquistar esse estado, resgatar o elo perdido.

Vamos compartilhar!

Compartilhar é um dos instrumentos para que caminhemos em direção ao Amor Universal, pois acredito que esse amor é um princípio que a todos pertence, por todos flui e é inesgotável, e por isso não há o que temer. O exercício de compartilhar é uma prática amorosa que nos aproxima do proprio Amor.

A idéia é compartilharmos através de um texto nossas idéias, sentimentos e o conhecimento que recebemos em função de nossos esforços e nosso merecimento, e com isso creio que todos estaremos ganhando, ou pelo menos, atuando para construirmos um mundo melhor, com mais luz e menos medo da sombra.

Essa é a segunda mensagem/proposta que envio, o texto abaixo está contido na primeira mensagem e contém as instruções a respeito de como participar do projeto.

Está aberto a todos, basta boa vontade de compartilhar as coisas importantes que estão no coração e na mente de cada um.

Grato!

Valdenir Benedetti

Nenhum comentário:

Postar um comentário